segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Farmácia comunitária

Se existe um jeito de colocar um farmacêutico formado pela UFRJ atrás de um balcão, o jeito é esse, através da farmácia comunitária.
Como funciona ?
farmacêutico comunitário é aquele que atende o paciente ou utente diretamente no balcão de uma farmácia comunitária, drogaria, ambulatório ou serviço de atenção primária.
Ele analisa a conformidade das prescrições e dispensando os medicamentos, seguido de orientações quanto ao uso racional dos fármacos e adesão à terapêutica. Realiza ainda ações de atenção farmacêutica ou acompanhamento farmacoterapêutico.
farmacêutico comercial é o co-responsável pela qualidade dos medicamentos dispensados, obedecendo desta maneira, as boas práticas de armazenamento e dispensação.
Tem a função, ainda, de escriturar o livro de registro de medicamentos controlados ou sistema informatizado, prestando contas às autoridades sanitárias, embora em Portugal, este procedimento esteja praticamente ultrapassado, em virtude das farmácias comunitárias possuirem sistemas informáticos creditados pelo Infarmed - I. P.(Portugal) (Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, Instituto Público), e pela Anvisa (Brasil) (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) o que permite dispensar o livro de registos.
A Legislação Brasileira obriga todo local de dispensação de medicamentos ter um farmacêutico responsável durante o período de funcionamento do estabelecimento.

e como o prometido...

Fármacos


Fármaco é o princípio ativo de uma forma farmacêutica. Tanto pode significar remédio quanto pode significar veneno. É definido como uma substância química que interage com uma parte do corpo para alterar um processo fisiológico ou bioquímico existente. Pode diminuir ou aumentar a função de um órgão, tecido ou célula, mas não pode criar novas funções para eles.


Portanto, para evitar que o fármaco de um determinado medicamento se torne um veneno no seu organismo, afetando, assim, o funcionamento bioquímico do mesmo, é de alta importância de que não se utilize medicamento de forma indiscriminada ou erroneamente auto-receitada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário